quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Manuscritos do Mar vermelho serão disponibilizados na Internet

A Autoridade de Antiguidades de Israel está colaborando com o Google para colocar na internet os manuscritos do Mar Morto. O projeto permitirá que milhões de pessoas tenham acesso gratuito ao conjunto de textos de dois mil anos, considerado uma das maiores descobertas arqueológicas do século passado. Devem ser colocadas imagens em alta definição dos documentos na rede virtual. As primeiras dessas reproduções devem ser divulgadas em alguns meses. Os manuscritos estarão disponíveis tanto nos idiomas originais como em traduções.
Pnina Shor, funcionária do setor de antiguidades israelense, disse hoje que o plano vai garantir a preservação dos originais, ao mesmo tempo em que ampliará o acesso aos valiosos documentos, que incluem fragmentos da Bíblia Hebraica. Alguns especialistas já se queixaram de que somente um grupo pequeno de estudioso tinha acesso aos documentos, encontrados em cavernas perto do Mar Morto na década de 1940.

Fonte: JC Online 

2 comentários:

  1. Olá!
    Quando vc tiver um tempinho, poderia registrar o estado atual do Engenho Monjope em Igarassu? Estive lá há alguns anos e voltei horrorizada com o descaso po aquele patrimonio. Será que foi restaurado?

    ResponderExcluir
  2. HOW HOW HOW!!!
    Querida amiga,passei para te desejar um Feliz Natal e um 2011 belíssimo e cheio de sonhos se realizando!!!!!
    bjosssss

    ResponderExcluir

 
Free Hit Counter