Boa semana a todos
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Concurso para professor de História
Boa semana a todos
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
A importância dos períodicos para a história da sociedade e da educação
Serão expostos exemplares de vários jornais editados entre 1857 e 1979. Entre eles estão o Jornal Pequeno (que de pequeno só tinha a letra, já que ele aberti ocupa uma mesa de quase 4 metros. A restauradora falou que o projeto deve servir de lição às outras instituições para a preservação da memória jornalística e publicitária.
Ainda na faculdade fomos visitar a hemeroteca do arquivo público estadual. Tivemos acesso aos jornais do dia de nosso nascimento. Todos ficamos emocionados com o fato de entrarmos em contato com os acontecimentos que giravam o Brasil e o mundo naquela época. O jornal é um tesouro historiográfico que lhe dar vários assuntos e pontos de vista de onde você pode tirar as informações para a sua pesquisa.
Penso então, como agente em administração escolar que sou, na importância que terá em anos futuros, os planejamentos e mapas de notas de nossos alunos para a pesquisa sobre a educação brasileira no século passado. Livros didáticos por exemplo são descatados PNLD após PNLD, não se tendo o interesse de formar uma bliblioteca histórica da Educação Nacional.
Que nós educadores passemos a nos preocuparnão só com o preparar do cidadão do futuro, mas de preservar a memória do passado para tirar seus acertos e não repetir os erros.
Aliás, não é essa a essência do estudo da história?
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Noronha discute patrimônio histórico, esporte e lazer
domingo, 20 de setembro de 2009
Projeto de recuperação dos documentos de Fernando de Noronha
Infelizmente boa parte da documentação sobre a ilha foi perdida pela falta de compromisso dos agentes públicos com a conservação das fontes históricas. A documentação hoje em poder do Apeje, consta de registros dos presídios político e comum, informações do período em que o território foi administrado pelas forças armadas e apartir de 1988, quando a ilha passou para a jurisdição pernambucana.
Para o projeto serão contratados profissionais de várias áreas, como historiadores e arquivistas (fiquemos atentos!). O BNDES irá financiar 26 projetos de recuperação de acervos documentais em todo o país.
Embora esses projetos sempre enfrentem demorada burocracia para saírem do papel, é um esforço válido na tentativa de recuperarmos nossa história.
terça-feira, 19 de maio de 2009
Penitência versus pompa: um histórico sobre a procissão do triunfo na sociedade recifense colonial
As festas religiosas eram o grande espaço de socialização no período colonial brasileiro. Configuravam-se numa oportunidade não só para as senhoras que queriam colocar o assunto alheiro em dia, como também o local de encontro e troca de bilhetes amorosos dos amantes e apaixonados. Dentro da realidade colonial pernambucana, a Ordem Terceira do Carmo surgiu como uma instituição que representava o poder dominante, tornando-se importante para a elite local como um espaço de socialização entre os seus e de um relacionamento mais íntimo com a Igreja, grande detentora do poder temporal e espiritual na época. Também foi importante para a sociedade local, por oferecer oportunidades tanto para a prática da fé, quanto para a socialização, seja por meio das missas e orações, seja na realização de festas e procissões. Dentre os eventos religiosos organizados pela Ordem Terceira do Carmo, não só em Pernambuco, mas em outras partes do Brasil colonial, encontra-se a Procissão do Triunfo, realizada dentro do período Quaresmal e em alguns lugares de exclusividade da Ordem Terceira Carmelita. O objetivo deste trabalho é através de uma visita aos arquivos religiosos da Ordem Terceira do Carmo de Recife e à bibliografia existente sobre o tema, trazer ao conhecimento de todos a importância deste evento carmelita dentro da vida da Ordem terceira e principalmente do cotidiano colonial pernambucano.
Ausência
Até a próxima!
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Semana de História da UFRPE
Em breve mais novidades!
sexta-feira, 10 de abril de 2009
Feliz Páscoa
Amor sem limites...
Amor que requer sacrifícios...
Amor que vence a morte...
Uma Feliz Páscoa para todos, e que o brilho do Ressucitado ilumine nossos caminhos e corações.
domingo, 29 de março de 2009
VII Semana de História da UFRPE

Se tudo der certo, estarei apresentando um trabalho em continuidade com a minha pesquisa sobre a Ordem Terceira do Carmo.
Aguardem novidades!
Acima a imagem do cartaz do evento. Façam o mesmo que eu estou fazendo: Divulguem!
sexta-feira, 20 de março de 2009
A Ordem Terceira do Carmo e sua atuação em Pernambuco: Séculos XVII - XIX
A Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, como também a de São Francisco representou, durante o período colonial, para os religiosos apoio financeiro e pessoal; para seus membros conforto financeiro e espiritual na vida e na morte; e para a sociedade como um todo, um espaço de prática da fé e de socialização, seja por meio das missas e orações, seja na realização de festas e procissões.
quarta-feira, 18 de março de 2009
Sou do Recife com orgulho e com saudade...
Espero que todos sintam-se a vontade para ler, comentar e enviar textos e links que possam servir a todos que aqui aparecem.
Só peço encarecidamente que indiquem a fonte se forem utilizar algum texto existente aqui.
Sejam Bem vindos
PS: A imagem do Blog é a Vista da Cidade Maurícia: Gravura em água forte, 38 x 50 cm, de Schenck, baseada em desenho de Frans Post, 1645, para o livro de Barlaeus. Acervo do Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro. Retirada de http://www.longoalcance.com.br/brecife/banco1.htm