sábado, 10 de setembro de 2011

GED

Boa noite a todos

Depois de tanto tempo sem postar, estou aqui novamente. Espero não me afastar por tanto tempo dessa vez.

Estou fazendo Pós-Graduação em Gestão da Informação em Arquivos e estou adorando. Pretendo apartir de hoje trazer minhas considerações sobre o curso e sobre os assuntos tratados.

Pra começar, trago alguns trechos de uma resenha minha do artigo  GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos - A tecnologia que está mudando o mundo, de autoria de Danielle Pereira da Silva, Flávio Fonseca Barreto, Jander Antonio Mendes, Marcelo Antônio de Souza e Wanessa Fuzinelli.

O artigo “GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos - A tecnologia que está mudando o mundo, tem como objetivo, segundo os próprios autores “dar uma pequena introdução e verificar quanto à tecnologia GED pode ajudar no gerenciamento e armazenamento de documentos eletrônicos (aqui incluiria também os não eletrônicos que fossem transformados nos mesmos) e reduzir o custo e o espaço físico utilizado nas empresas e instituições”. De leitura fácil, o artigo atende a todo o público leigo que queira se inteirar sobre o assunto.

O artigo inicia citando uma pesquisa nos EUA onde se verificou que 92% da documentação existente estava em meio físico e como esse fato contribuiu para as discussões acerca do gerenciamento dessa massa documental, sendo a criação da GED apresentada como uma solução. Nesse ponto o texto comete uma falha em não informar datas das pesquisas e dos estudos, o que deixa as informações soltas e fora de um contexto histórico.

O texto segue com as definições de Documento e de GED, que segundo os autores é “um sistema que converte informações em voz, texto ou imagem para a forma digital” Pelo que entendo do assunto, essa é apenas uma etapa do GED e não sua definição. . Em seguida diz que a digitalização dos documentos é feita através do scanner, não citando a câmera fotográfica como outro importante meio de digitalização, principalmente no que se refere a documentos históricos.

Em seguida os autores trazem informações mais específicas acerca do GED, como o ambiente típico, as áreas de atuação e a utilização do GED. Entre estas destaco a necessidade de rápido acesso e a preservação da documentação original, principalmente nos casos dos arquivos históricos. Embora a eliminação do espaço físico seja apresentada como vantagem, é necessário salientar que nem sempre os arquivos físicos podem ser destruídos, e nesse caso o grande benefício do GED seja proporcionar um rápido acesso às informações.
No tópico sobre as etapas do gerenciamento, vale salientar a importância de uma indexação bem objetiva e com qualidade para a facilitação da busca do documento em meio digital.

Embora o texto apresente alguns deslizes, considero válida sua leitura por parte de leitores especializados, mas muito mais por parte dos leigos, pois se trata de uma fonte sucinta sobre o assunto, com poder de incentivar o leitor a aprofundar seus conhecimentos.
Quanto ao GED, considero uma tecnologia importante para o gerenciamento dos documentos, seja os já de meio digital, seja os físicos que possam/devem ser digitalizados, como forma de melhorar e agilizar o acesso às informações, e como forma de preservar os documentos originais. Porém é necessário que o gerenciamento documental comece na produção do documento, para que possamos ter a possibilidade de um imediato compartilhamento universal da informação.

Bibliografia
http://www.iterasolucoes.com.br/Site/images/stories/Itera/SalaLeitura/ged_gerenciamento_eletronico_de_documentos.pdf,
 
Free Hit Counter