segunda-feira, 22 de março de 2010

III Encontro Internacional de História Colonial

Passei só pra avisar que já estão abertas as inscrições para o III EIHC. Para aqueles que vão apresentar trabalho as inscrições vão até 23/04. Informações aqui.

quinta-feira, 18 de março de 2010

1º Aniversário do Blog

Olá a todos

Hoje o blog completa um ano de atividades. É verdade que foram poucas atividades, mas que refletiu o momento pelo qual passei este período.

Gostaria de agradecer a todos que passaram por aqui e ocasionalmente deixaram comentários. Agradeço de coração também à Pandora, ao Alezandri, à Andrea e à Fátima, meus 4 destemidos seguidores. Muito Obrigada!


Abraços

sábado, 6 de março de 2010

Data Magna de Pernambuco

Olá a todos

Hoje 6 de março comemoramos a Data Magna do Estado de Pernambuco, data alusiva à eclosão da Revolução de 1817. Tal revolução, de cunho emancipacionista, visava a independência do Brasil e a proclamação da República, teve influência dos ideis iluministas, que alguns anos antes tinham influenciado um outro movimento semelhante: a Inconfidência Mineira (ô mania de individualismo. Será que se todos houvessem se juntado as revoluções não teriam dado certo?).

Os revolucionários,  entre os quais o carmelita Frei Caneca, conseguiram tomar o poder e instalar o governo provisório, tendo este se mantido até 20 de maio, data em que se rendeu após a chegada das tropas do goveno ao Recife no dia anterior.

O movimento visava além da proclamação da República, a liberdade de culto e de imprensa e a abolição de alguns impostos. Embora revolucionária em alguns aspectos, o governo provisório manteve a escravidão e o catolicismo como religião oficial.

Mesmo derrotados, os revolucionários não esqueceram sua luta e entraram em combate novamente na Confederação do Equador em 1824.



Bandeira da Revolução de 1817 ( As três estrelas representavam Paraíba, Ceará e Pernambuco)




e que deu origem a atual Bandeira de Pernambuco (pense numa bandeira linda!)

Se quiser saber mais, na net há vários artigos sobre a Revolução. Mas a bibliografia pernambucana também tem ótimos relatos 

Fonte das informações e das imagens: Wikipedia

Ps: Dia 18 o blog faz um ano. Ainda não sei se farei alguma promoção, mas espero ao menos trazer uma postagem especial.
 
Free Hit Counter